Exercícios para Fortalecimento dos Pés
Dismetria – Uma Perna Maior Que Outra
A doença de Sever é uma condição que se caracteriza por uma lesão na cartilagem entre as duas partes do calcanhar, causando dor e dificuldade para caminhar. Essa divisão do osso do calcanhar encontra-se presente em crianças entre os 8 e 16 anos, principalmente naquelas que fazem exercícios como ginástica olímpica ou bailarinos que fazem muitos saltos com aterragem repetitiva.
Sintomas
O sintoma mais frequente é a dor em toda a borda do calcanhar, que faz com que as crianças/adolescentes passe a apoiar mais o peso do corpo na parte lateral do pé. Além disso, também pode ocorrer inchaço e ligeiro aumento da temperatura.
A doença de Sever deve ser diagnosticada por um ortopedista após serem feitos os devidos exames.
Principais Causas
- Pronação do pé: (inclinação lateral interna do pé, ao andar), o que provoca tensão e torção do tendão de Aquiles, aumentando assim a sua tração na placa de crescimento do calcanhar.
- Arcada plantar plana (pé chato) ou alta (pé cavo), que afeta o ângulo do calcanhar no pé, causando tensão e encurtamento do tendão de Aquiles.
- Dismetria nos membros inferiores (uma perna é mais curta que a outra), o que faz com que o pé da perna mais curta “dobre para baixo” para alcançar o chão, puxando o tendão de Aquiles.
- Excesso de peso ou obesidade, o que coloca pressão na placa de crescimento.
- Pratica de Exercício Físico continuado de grande impacto.
- Calçados inadequados.
Tratamento
Para aliviar o desconforto a criança/adolescente deve:epousar e diminuir ao mínimo a frequência das atividades desportivas de alto impacto.
- Colocar compressas geladas ou gelo no calcanhar por 10 a 15 minutos, três vezes ao dia ou após atividade física.
- Evitar andar descalço
- Nos casos mais graves as sessões de fisioterapia podem acelerar recuperação.
O uso de palmilhas ou suportes adequados para suportar o calcanhar vai ajudar aliviar o impacto causado pelo andar.