Pernas Cansadas e Pesadas

Dedos Sobrepostos
Dores Nos Pés – As Maiores Causas

Pernas Cansadas e Pesadas

Pernas pesadas e cansadas

A sensação de pernas cansadas é muito comum, ao final do dia. Ainda que essa sensação possa ser sintoma de um problema de saúde mais grave, a doença venosa crónica. Há muito que pode fazer para prevenir e aliviar esta sensação de pernas cansadas.

Bastam mudanças subtis nos seus comportamentos e rotinas diárias, para conseguir experienciar algum alívio da sensação de pernas cansadas. Todas estas mudanças comportamentais visam melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores, na medida em que, muitas vezes, estas queixas são provocadas por anomalias na circulação sanguínea de retorno: a circulação que traz o sangue venoso, com impurezas e dióxido de carbono, de volta ao coração.

Porquê que fica com a sensação de pernas pesadas:

A sensação de pernas cansadas ou pesadas, pode ser provocada por um conjunto de factores relacionados com o seu estilo de vida. Muitos dos factores explicam o porquê de serem as mulheres quem mais sofre com este problema.

No lote de comportamentos que podem estar na origem deste problema ou do seu agravamento, encontram-se comportamentos como:

  • Utilizar sapatos com salto demasiado alto;
  • Utilizar calças demasiado justas e de materiais não respiráveis;
  • Passar demasiado tempo na mesma posição (independentemente de ser em pé ou sentado);
  • Tomar banho com água excessivamente quente;
  • Ingestão abusiva de bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • Falta de exercício físico.

Como evitar a sensação de pernas cansadas:

Deve começar por evitar qualquer um dos comportamentos ou hábitos, acima descritos. No entanto, existe um conjunto de outros hábitos que pode desenvolver, que lhe permitirão chegar ao final do dia, sem sentir as suas pernas cansadas e pesadas, recuperando assim a sensação de bem-estar e de qualidade de vida perdidos.
Um dos hábitos mais simples de desenvolver, é passar a dormir com as pernas ligeiramente elevadas. Basta colocar uma almofada por baixo das pernas no fundo da sua cama. No entanto, isso não basta.

pernas cansadas

Collants de Descanso

É fundamental usar meias de descanso quando vai trabalhar, elas melhoram a circulação do sangue, evitando o aparecimento de varizes ou o agravamento de problemas devido a insuficiência venosa. Pode escolher entre collants, meias até à raiz da coxa e até ao joelho. Não há desculpas, existem meias para todos. Se não aguenta uns collants pode usar até ao joelho, se não gosta de meias de licra existem também em algodão.

Uma vantagem das meias de descanso pouco conhecida é no combate à celulite.

Além de aliviarem as dores nas pernas e evitarem o inchaço as meias têm grande efeito na celulite que normalmente está associada à retenção de líquidos. As pernas não incham. Ficam mais esguias e vai sentir-se melhor.

pernas cansadas

Meias de Descanso Algodão

Se tem um casamento ou uma festa e está preocupada por não ter umas pernas esguias e elegantes saiba que as meias de descanso podem ajuda-la! Estas ao serem justas ao corpo fazem com que fique tudo no seu lugar, e o melhor, vai chegar ao fim da festa muito mais leve.

Este cansaço nas pernas também é muito comum entre os homens que têm profissões que os obrigam, a estar muitas horas de pé como os seguranças, os operários, os personal trainers, etc. O mesmo problema tem quem conduz durante todo o dia e está sentado durante longas horas. As meias preferidas pelos homens são as de algodão, estas são perfeitas, não se nota que são meias medicinais, com a mais valia de não haver risco de cairem malhas.

Sem esquecer que estas meias de algodão também são óptimas para a prática desportiva.

As nossas Meias de Descanso aqui

NOTA: Durante as viagens de avião devido ao ar seco e à baixa pressão do ar, as pernas incham, ficam cansadas, e o risco de trombose é aumentado. Por isso o uso de meias de descanso é bastante recomendado.