Joanetes – Hallux Valgus

neuroma de morton
Neuroma de Morton

Joanetes – Hallux Valgus

Joanetes

Os  joanetes são uma deformação da articulação do dedo do pé, mais frequentemente no 1º dedo, o dedo grande, mas também podem acontecer no 5º dedo.
Esta deformação obriga o dedo a desviar-se em direcção aos outros, provocando uma saliência, dolorosa. Como os pés são a nossa base de sustentação e carregam o peso do corpo, o Joanete pode causar uma dor intensa se não for tratado. A própria articulação pode tornar-se rígida e dolorosa, dificultando o uso de calçado.

 Os principais sinais e sintomas de um joanete incluem:

  • Um calo ossudo na região do dedo grande do pé
  • Inchaço, vermelhidão ou dor em torno do dedo grande do pé
  • Dedo grande do pé virado em direcção aos outros dedos
  • Dor persistente ou intermitente
  • Dores nas articulações, agravadas pela pressão dos sapatos

Como tratar o Joanete:

Quando o Joanete começar a desenvolver-se, é importante tomar as devidas precauções, como por exemplo, não usar sapatos apertados e saltos altos. Deve fazer exercícios com o elástico de Joanetes para fortalecer a articulação, e usar um separador de dedos.
Usar palmilhas adequadas ao seu tipo de pé para evitar deformações derivadas do mau apoio do seu pé ao caminhar.

Em casos mais avançados, onde o joanete já tenha evoluído para uma deformidade ou provoque dor, deve optar então por um separador de dedos durante o dia e um corretor nocturno de joanetes enquanto dorme.

Muitas vezes o Joanete já chegou ao 3º estagio de evolução e a única solução apresentada pelo seu médico seria a cirurgia, sabemos que muitas vezes essa solução não é possível por ter de ficar muito tempo sem conseguir trabalhar, ou até por ter algum receio em relação ao procedimento.

Nesses casos pode então proteger o seu joanete das agressões causadas pelo calçado com Protectores de Joanetes que vão melhorar bastante o seu conforto e permitir fazer a sua vida sem dores. Se o seu dedo estiver muito inclinado para cima dos outros deve optar por um Protector com Separador Corretor de dedos para que estes não venham a ficar em Garra ou Martelo.

Produtos para os Joanetes aqui

Joanete no 5º Dedo do Pé

joanetesDeformação óssea muito idêntica ao Joanete mas que acontece do outro lado do pé. É causado por um defeito herdado na estrutura mecânica do pé. Nestes casos, ocorrem alterações na estrutura óssea do pé, o que resulta no desenvolvimento de um alargamento. O osso do metatarso projeta-se para fora, enquanto o dedo mindinho se move para dentro. Essa mudança cria uma colisão na parte externa do pé que fica irritada sempre que usa um sapato apertado.

Como tratar o Joanete do 5º Dedo:

Deve tratar este joanete da mesma maneira que o joanete mais comum, evitar sapatos apertados e saltos altos. Existem protetores e separadores de dedo mindinho para esta situação para que possa continuar a sua vida sem que este deforme o resto dos seus dedos e lhe cause dor. Conheça os separadores de dedo mindinho e os protectores de 5º dedo.

Produtos para o Joanete do 5º dedo aqui

Procure a melhor solução para o seu caso, para que possa viver a sua vida sem dor.