Esporão Calcâneo

Fascite Plantar
Dedos Sobrepostos

Esporão Calcâneo

O que é o Esporão Calcâneo?esporao calcaneo

A planta do pé é composta por estruturas elásticas (músculo) e rígidas (fáscia) que aumentam, na prática, a eficiência do impulso e potencializam a força dos músculos flexores curtos dos dedos. O esporão calcâneo é caracterizado por uma protuberância óssea na base do osso calcâneo (na sola do pé) ou ainda na região posterior do calcâneo, bem próximo à inserção do tendão de Aquiles.

Essa inflamação da parte inferior do calcanhar afecta, não apenas, o osso calcâneo, mas também os tendões. E, caso a inflamação se estenda por um tempo prolongado, pode levar à calcificação dos tecidos ao redor do osso do calcanhar, esse fenómeno é o que leva à formação dos esporões.

Causas do Esporão Calcâneo

Situações variáveis que causem um stress crónico à região do calcanhar podem provocar o surgimento de um esporão. Pessoas com a curvatura dos pés acentuada (pé cavo), que sofrem com excesso de peso ou que trabalham muitas horas de pé têm forte probabilidade de vir a ter.

Outros factores de risco para o surgimento do Esporão de Calcâneo são:

  • Usar, excessivamente, salto altos ou sapatos que sejam pouco apropriados para os pés. É o caso de sapatos muito apertados ou velhos.
  • Praticar desportos de grande impacto. Dança e corrida, por exemplo.
  • Deformações no pé que obrigam o pé a pousar torto no chão.

Sintomas do Esporão Calcâneo esporao calcaneo

Dificilmente o esporão causa um sinal aparente, como vermelhidão ou inflamação. O que caracteriza, de facto, o problema é a dor. Geralmente, a dor é pulsante na zona plantar do calcanhar. Mas atenção: nem toda a dor nessa região significa que é um esporão e há casos em que o problema é assintomático.

Tratamento para o Esporão Calcâneo

Inicialmente, a inflamação pode ser controlada com repouso e gelo. Mas nos casos em que há resistência, existem formas de tratamento como é o caso da fisioterapia que oferece exercícios e alongamentos específicos para os pés e barriga da perna. De qualquer forma o uso de calcanheiras ou palmilhas de material macio como o gel ou o silicone é essencial para melhorar o desconforto. Estas têm uma zona de descarga no calcanhar para absorver o impacto enquanto caminha.

Veja na nossa loja os produtos que temos para melhorar o desconforto provocado por um Esporão Calcâneo.