Pé Chato e Pé Cavo

neuroma de morton
Neuroma de Morton
Dores na Planta do Pé

Pé Chato e Pé Cavo

pe chato e pe cavo

pé chato e pé cavoOs pés são estruturas importantes para a sustentação corporal e para a locomoção do nosso corpo.

Constituem partes complexas do corpo humano, formadas por ossos, músculos, bursas e tendões. Os seus músculos e articulações são projectados para dar estabilidade e mobilidade às outras estruturas do membro inferior.

Estes devem sustentar o peso corporal quando está em pé, com um mínimo de gasto de energia muscular. A capacidade de se adaptarem ao meio, de modo que absorvam as forças mecânicas e acomodem-se às superfícies irregulares por onde andamos.

Do mesmo modo, também precisam ter a capacidade de se tornarem numa alavanca estrutural rígida que impulsione o corpo para a frente durante a marcha ou a corrida.

Veja algumas alterações morfológicas dos pés e identifique o seu tipo de pé.

Pé Chato/Pé Pronado:

O pé plano é uma condição muito comum. Conhecido como “pé chato”. Carateriza-se por uma postura pronada (uma inclinação dos ossos do tornozelo para dentro). Ocorre uma diminuição do arco longitudinal plantar, que vai desde os dedos até o calcanhar. Condição na qual a maior parte da planta do pé fica em contacto com o solo.

Esta condição ocorre devido ao enfraquecimento ligamentar, ou da fáscia plantar, que altera a curvatura fisiológica. Resulta portanto num prejuízo na funcionalidade estrutural dos pés. Tal sobrecarga, além de produzir calosidades, impõe alterações na marcha, com consequente perda de equilíbrio e lesões nas áreas de impacto.

Há pessoas que tendem a colocar o peso corporal todo para o lado medial do pé, como resultado da redução ou ausência do arco longitudinal do pé. Nesses casos, pode haver o aparecimento de dor e outros desconfortos, nos pés bem como nos joelhos, ancas e coluna.

Deve obrigar o seu pé a ficar numa posição correta para evitar desenvolver problemas comuns entre as pessoas com este tipo de pé. Os joanetes, a fascite plantar e dores no tornozelo são alguns exemplos. Existem palmilhas de suporte plantar e almofadas de suporte de arco plantar que o ajudam a manter o pé na posição correta, conheça-as na nossa loja.

Pé Cavo/Pé Supinado:

Também conhecido como “pé arqueado”. Apresenta elevação excessiva do arco longitudinal da base plantar do pé, desde os dedos até o calcanhar. O exagero dessa curvatura, caracterizar-se pela distribuição do peso em apenas dois pontos, o calcâneo e dedos dos pés. De tal forma que provoca um desequilíbrio na distribuição dos pontos de pressão, que resulta em dores.

Em suma a melhor forma de compensar a rigidez e a falta de amortecimento de um pé cavo será com o uso de palmilhas ou almofadas de suporte de arco. As mesmas palmilhas devem oferecer flexibilidade e amortecimento de impactos.

Os problemas mais comuns a este tipo de pé são: Metatarsalgias (dores na planta do pé), Fascite Plantar, bem como dor no calcanhar. Existem palmilhas e almofadas de suporte de arco plantar que dão suporte ao seu pé evitando que este se deforme. Além disso estas melhoram o desconforto caso já sofra de algum destes problemas.

Não viva com dor invista na sua saúde.

Mais produtos para estes problemas aqui